Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Linha do tempo das energias

Período Paleolítico
Nesse período, os hominídeos tinham por fonte energética o fogo, que era obtido através de atrito entre as pedras.
O fogo ajudou na conservação de alimentos, proteção contra animais, entre outros.



Pós-Paleolítico 
Após o período paleolítico e com a evolução dos hominídeos, perceberam que, para manter e transportar o fogo, a madeira é uma ótima forma de manter e queimar o fogo, assim, descobrindo a segunda forma de gerar energia energia térmica. Com o domínio da lenha, se tornaram auto suficientes. O fogo agora foi dominado, assim de nômades, passou a ser sedentários, se fixar e montar comunidades e vilas



Revolução Industrial
Em meados do século XVIII o uso da lenha como matriz energética que até então era a principal fonte utilizada pelo homem, foi substituída pelo carvão mineral que impulsionou o surgimento das primeiras máquinas movidas a vapor, logo ligadas as primeiras atividades fabris. O carvão mineral proporcionou subsídios para o desenvolvimento industrial, onde foi essencial para a primeira Revolução Industrial. A introdução dessa matriz, é a fonte primordial para o surgimento dos atuais problemas ambientais.




Petróleo
A descoberta das jazidas de petróleo, fizeram surgir, diversos produtos que são essenciais na atualidade, como a gasolina, diesel, entre outros, responsáveis por dar início ao período dos automóveis, que favoreceu a fabricação dos mesmos.




Energia Elétrica
A descoberta da energia elétrica e sua dispersão, foi devido á Benjamin Franklin que em 1752 descobriu sobre a forma de proporcionar melhor qualidade de vida ás pessoas, que gerou, luz, refrigeração, comunicação, etc. Impulsionou os serviços industriais e transformou a energia de térmica para elétrica.




2ª Guerra mundial
Na 2ª Guerra mundial, deu-se início á produção de energia nuclear, onde os EUA, lançou uma bomba atômica sobre as cidades de hiroshima e nagasaki.
Esse tipo de energia trouxa benefícios para a população, como as radiografias, mas também impactos ambientais, relacionados ao lixo atômico e preocupação em caso de acidentes na liberação de material radioativo, provocando mortes, doenças, etc.


Atualmente
Atualmente, as fontes de energias são renováveis, utilizando elementos que não correm risco de acabar, mas ainda os processos são caros, por isso são é tão utilizado. Essas fontes são totalmente limpas e não agridem a natureza. Como por exemplo a energia solar, eólica, biomassa, hidrelétrica, entre outras.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Energias



A energia é um dos principais recursos do nosso planeta. Utilizamos a energia em quase todos os trabalhos que exercemos. Ela ilumina as nossas cidades, abastece os nossos carros, comboios, aviões, etc. É a energia que aquece as nossas casas, cozinha a nossa comida, permite-nos ouvir música e ver televisão.
Tudo o que acontece à nossa volta é provocado pela energia. Olha por uma janela. Se for de dia, o sol dá-nos luz e calor; se for de noite, as lâmpadas usam a energia elétrica para produzir luz. O carro que te leva para a escola ou para casa é abastecido com gasolina, um derivado do petróleo.
Os alimentos que comemos constituem energia que usamos para brincar ou estudar.

As energias renováveis são classificadas em seis tipos:

Energia Eólica:  Energia eólica é aquela gerada pelo vento. Desde a antiguidade este tipo de energia é utilizado pelo homem, principalmente nas embarcações e moinhos. Atualmente, a energia eólica, embora pouco utilizada, é considerada uma importante fonte de energia por se tratar de uma fonte limpa (não gera poluição e não agride o meio ambiente). 
Esse tipo de energia é gerado por grandes turbinas (aerogeradores), em formato de cata-vento, são colocadas em locais abertos e com boa quantidade de vento. Através de um gerador, o movimento destas turbinas gera energia elétrica. 



Biomassa:  A biomassa é a quantidade de matéria orgânica produzida numa determinada área de um terreno.
Este termo tem sito muito utilizado nos últimos anos, em função das preocupações relacionadas às fontes de energia. A biomassa é capaz de gerar gases que são transformados, em usinas específicas, em energia.
Esta energia é resultado da decomposição de materiais orgânicos como, por exemplo, esterco, madeira, resíduos agrícolas, restos de alimentos entre outros.
A biomassa pode ser uma boa opção energética, pois é renovável e gera baixas quantidades de poluentes. Numa usina de álcool, por exemplo, os resíduos de cana-de-açúcar (bagaço) podem ser utilizados para produzir biomassa e energia. 
A geração de energia através da biomassa pode contribuir para a diminuição do efeito estufa e do aquecimento global.



Energia Solar:  Energia solar é aquela proveniente do Sol (energia térmica e luminosa). Esta energia é captada por painéis solares, formados por células fotovoltáicas, e transformada em energia elétrica ou mecânica. A energia solar também é utilizada, principalmente em residências, para o aquecimento da água. 
As vantagens é que a energia solar é considerada uma fonte de energia limpa e renovável, pois não polui o meio ambiente e não acaba.
A energia solar ainda é pouco utilizada no mundo, pois o custo de fabricação e instalação dos painéis solares ainda é muito elevado. Outro problema é a dificuldade de armazenamento da energia solar.
Os países que mais produzem energia solar são: Japão, Estados Unidos e Alemanha.



Energia Hídrica:  A energia hidráulica ou energia hídrica é a energia obtida a partir da energia potencial de uma massa de água. A forma na qual ela se manifesta na natureza é nos fluxos de água, como rios e lagos e pode ser aproveitada por meio de um desnível ou queda d'água. Pode ser convertida na forma de energia mecânica (rotação de um eixo) através de turbinas hidráulicas ou moinhos de água. As turbinas por sua vez podem ser usadas como acionamento de um equipamento industrial, como um compressor, ou de um gerador elétrico, com a finalidade de prover energia elétrica para uma rede de energia.



Energia Maremotriz:  As ondas são formadas pela força do vento sobre a água e o tamanho das ondas varia com a velocidade do vento, da sua duração e da sua distância da água da qual o vento faz força. O movimento da água que resulta da força do vento transporta energia cinética que pode ser aproveitada por dispositivos próprios para a captação dessa energia, chamada energia das ondas.
Além da energia gerada pelo movimento da água que gera ondas e das quais resulta energia cinética, existe também a energia das marés que resulta da deslocação da água do mar, ou seja, com as variações de marés e ainda existe a energia térmica dos oceanos que apesar de ser menos falada não deixa de ser importante.



 Energia Geotérmica:  Energia geotérmica é a energia adquirida a partir do calor que provêm da Terra, mais justamente do seu interior. Devido a necessidade de adquirir energia elétrica de uma forma mais limpa e em quantidades cada vez maiores, foi desenvolvido um modo de usufruir esse calor para a geração de eletricidade.



As energias renováveis acima é obtida de fontes naturais capazes de se regenerar, portanto virtualmente inesgotáveis ao contrario dos recursos não renováveis, a energia renovável se originária de fontes naturais com capacidade de renovação que não se esgotam.
As energias renováveis são provenientes de ciclos naturais de conversão da radiação solar que é fonte primaria de quase toda energia disponível na terra, sendo praticamente inesgotáveis e não alteram o balanço térmico do planeta.
Mas atualmente a maior parte da energia utilizada pela humanidade provem de combustíveis  fosseis, a vida moderna tem sido movida a custo de recursos esgotáveis que levaram milhões de anos para se formar, a utilização das energias renováveis em substituição aos combustíveis fosseis é uma direção viável e vantajosa, alem de serem praticamente inesgotáveis podem apresentar impacto ambiental muito baixo ou quase nulo sem afetar o balanço térmico atmosférico do planeta.

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Soberano da Serra



Releitura feita pelos alunos Dalila, Eduarda e Ronei, representando uma pequena parte da Mata Atlântica. Na releitura acima podemos ver o jequitibá, que é uma dos símbolos da mata, e é uma belíssima árvore com porte grande e que infelizmente está em extinção.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012



Vargem Alta, 28 de março de 2070



2070, o mundo que ninguém sonha.

Prezados habitantes do planeta terra através deste apelo escrito, venho comunicar à todos deste século sobre a importância da preservação do meio ambiente, para que o sofrimento que passo hoje em 2070, seje inexistente em sua época.
Viver atualmente, tornou-se um martírio, pois é difícil aceitar que a ganância do homem acabou com tudo que a natureza nos proporcionava para melhor viver. Onde os recursos naturais estavam disponíveis, e hoje não temos o direito de consumi-los quando quisermos e precisarmos.
Como um exemplo dos recursos que eram abundantes, está a água, hoje sendo controlada e disputada como um tesouro, pois não há mais nascentes e todos os outros meios estão poluídos, dificultando cada vez mais o consumo. Lembro-me do tempo em que podia beber a quantidade de água que queria,  tomar banho, escovar os dentes; tudo ainda o que vocês ainda podem fazer.
Juntamente com a escassez deste recurso, todo o ecossistema passou a ser prejudicado, levando á extinção de espécies, biomas, biodiversidade e também várias plantas responsáveis pela fabricação de remédios para as doenças. Estas, sendo cada vez mais frequentes e de cura impossível.
Preservem as florestas o quanto puderem, pois neste tempo que vivo, elas foram substituídas por extensos desertos, desse modo tendo escassez de oxigênio e principalmente de chuvas que são inexistentes e quando há uma precipitação, é ácida devido a grande quantidade de material tóxico presente na atmosfera.
Com essa disputa pela tecnologia avançada, vivem na ganância de querer sempre mais e buscando o melhor produto, e com a globalização isso torna-se mais fácil, pois é através dela que surgem as informações sobre o novo.
Mas não pensam em como esses materiais são produzidos e muito menos em como descartá-los corretamente, gerando cada vez mais lixo e prejudicando o meio ambiente.
Pensando somente em ter melhores produtos tecnológicos, esquecem de se preocupar em produzir alimentos, principalmente de plantá-los e conservá-los sem os agrotóxicos, pois neste terrível mundo, o pouco alimento que temos é racionalizado e de péssima qualidade, porque não mais existem os produtos como verduras, frutas e legumes que vocês ainda podem ver nas feiras e supermercado.
Pensem em tudo que transmito á vocês nesta carta, pois ainda há tempo de preservar, não esperem chegar em 2070 para se arrepender  de tudo que ainda fazem para prejudicar o planeta terra.
Sendo assim, através desta carta peço para que as pessoas que vivem no mundo de hoje, que preservem mais o meio ambiente, evitem no máximo poluir as águas, o ar e a natureza, porque para reverte esse processo é irreversível.
O futuro está nas mãos de vocês, preservem o meio ambiente!




sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Mata Atlântica

As imagens abaixo foram tiradas pelo aluno Ronei no Hotel  Eco da Floresta, que apresenta remanescente da Mata Atlântica,  localizado em Domingos Martins, próximo a Pedra Azul, um ponto turístico muito conhecidos pelos habitantes do Espírito Santo.


























Mata Atlântica é um bioma presente na maior parte no território brasileiro, abrangendo ainda parte do território do Paraguai e da Argentina. As florestas atlânticas são ecossistemas que apresentam árvores com folhas largas e perenes. Abriga árvores que atingem de 20 a 30 metros de altura. Há grande diversidade de epífitas, como bromélias e orquídeas. Não deve ser confundida com a Floresta Amazônica, ou Selva Amazônica, que é um outro bioma presente na América do Sul.

A biodiversidade da Mata Atlântica é semelhante à biodiversidade da Amazônia. Há subdivisões do bioma da Mata Atlântica em diversos ecossistemas devido a variações de latitude e altitude. Há ainda formações pioneiras, seja por condições climáticas, seja por recuperação, zonas de campos de altitude e enclaves de tensão por contato. A interface com estas áreas cria condições particulares de fauna e flora.
A fauna de vertebrados endêmica é formada principalmente por anfíbios, mamíferos e aves das mais diversas espécies.
 Em função do desmatamento, principalmente a partir do século XX, encontra-se hoje extremamente reduzida, sendo uma das florestas tropicais mais ameaçadas do globo. Apesar de reduzida a poucos fragmentos, na sua maioria descontínuos, a biodiversidade de seu ecossistema é uma dos maiores do planeta.