Total de visualizações de página

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Imagens de Forno Grande

Área de Preservação Ambiental 

A Área de Preservação Ambiental, é uma área extensa que tem por objetivo a preservação da diversidade biológica. Pode ser pública ou privada mantendo sempre o mesmo objetivo. 
Essas áreas são de extrema importância, pois através delas que há a conservação de vários biomas 
que estão ameaçados, podendo acabar assim com grande parte da biodiversidade existente. 

Ameaças ao bioma 



O bioma da Mata Atlântica vem sendo ameaçado á bastante tempo. 
O primeiro grande problema encontrado é o desmatamento onde restam apenas 7% da cobertura original.
Outra ameaça frequente é a agropecuária que retiram a vegetação para dar espaço ao processo de degradação ao solo, onde só utilizam um tipo de cultura que acaba prejudicando cada vez mais.  

Questão Climática 


A Mata Atlântica por ser uma floresta muito úmida, propicia a chuvas que regulam a questão climática.
Pela mata ser localizada numa região de altitude maior com clima tropical e floresta densa, favorece uma temperatura mais amena.  

Vários estratos

A Mata Atlântica está dividida em extratos. O estrato superior estão presentes árvores de grande porte, mais adultas, estas recebem diretamente nas suas copas a luz solar liberando somente uma parcela para o resto da floresta. Este estrato é chamado dossel. O estrato arbustivo, são as espécies arbóreas, que vivem sombreadas pelas do dossel. No ultimo estrato estão as espécies herbáceas, que são plantas de pequeno porte, localizadas próximo ao solo, como ervas e gramíneas.


Elevada Biodiversidade 

A vegetação da mata atlântica é conhecida principalmente por sua ezuberancia e diversidade. E nela encontra-se várias espécies de plantas desde as mais altas até as menores como orquídeas , bromélias e etc.

Emprego Verde




O emprego verde é uma forma de trabalho que ajuda a proteger os ecossistemas e a biodiversidade. Visam sempre a preservação e recuperação do meio ambiente, produzem estratégias para diminuir os efeitos da poluição e assim pensam em futuro limpo para o planeta.  

Epifitismo

As plantas epífitas, são as espécies que tem a capacidade de se desenvolverem hospedadas em outra planta. Utilizam especialmente os troncos das árvores onde conseguem melhor se fixar e não prejudica as árvores na qual estão. 

Erosão Fluvial 

A erosão Fluvial é provocada pelas águas das chuvas, que se torna responsável pelo desgaste das rocha em que esta em contato. Desse modo a água pode "moldar" o lugar por onde passa.

Espécies Latifoliadas


As espécies latifoliadas, estão presentes em ambientes muito úmido. Essas plantas possuem folhas largas, que permitem intensa respiração, favorecendo ainda mais para o aumento da umidade e de água.



Exemplificação da qualidade do ar


Em áreas de floresta, como a mata atlântica, o ar é puro por não possuir a poluição existente em áreas onde não há concentração de árvores. 
As árvores concentradas no interior das matas, possuem um bioindicador da purificação do ar. É uma espécie de líquen de cor avermelhada que ficam nos troncos das árvores, sendo assim quanto mais intensa for a cor, mais puro é o ar.   

Mares de morro


Sua formação do relevo é conhecido como as serras, que através das chuvas foram esculpidas. São terrenos cristalinos com presença de granitos. São recobertos pela Mata Atlântica, assim apresentando também recursos d'água.

Endemismo
A Mata Atlântica é o bioma com  a maior biodiversidade do planeta e está entre uns dos 36 hotspots de biodiversidade, onde apresentam mais de 1500 espécies endêmicas. E muitas espécies da mata atlântica estão extintas devido a devastação desse bioma. Como  um exemplo de espécie endêmica é a arvore Sul Brasil, mostrada na imagem.

Serrapilheira

Serrapilheira ou biomassa são os restos orgânicos da floresta, como por exemplo, folhas sementes, galhos, detritos de animais e etc, que são de extrema importância para o solo.
Com a biomassa, há uma grande retenção de água, necessária para as plantas formando também nascentes e outros meios d' água. Para o solo é essencial pois o preservará úmido e favorece a presença de fungos como o cogumelo e vários outros.


Floresta Ombrófila  


A mata atlântica é um exemplo de floresta ombrófila devido a presença de folhas latifoliadas e também o clima que é favorável, e uma das principais características da floresta ombrófila  é o alto índice de presença de água.
A mata atlântica é um exemplo de floresta ombrófila, por ser muito úmida as folhas das árvores sempre são verdes e largas, sem assim espécies latifoliadas, responsáveis por uma boa parte da evapotranspiração, juntamente com o clima que se torna favorável para que haja esse alto índice hidrográfico.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário